Como Tomar Decisões

TEXTO: “…a compreender (discernir) as palavras que dão entendimento (inteligência)” – Provérbios 1:2

PRINCÍPIO: Compreender (discernir) e palavras de entendimento (inteligência), concentram praticamente a mesma idéia e estão relacionadas com a palavra “binah”. A idéia por trás desta palavra é a de discernir entre duas coisas, perceber entre o que é certo e o que é errado.

IMPLICAÇÃO: Com isso, podemos afirmar que uma das finalidades de Provérbios é nos dar o conhecimento prático para agir nas mais diversas situações. Por exemplo: quando estamos envolvidos num aconselhamento, é comum ouvirmos as perguntas: É certo fazer isso? Qual é a melhor opção que tenho? Salomão era mestre em responder estas perguntas. Em I Re. 3:9, lemos: “Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?”. Este rei está pedindo “binah”, ou seja, discernimento, percepção do que é bem e do que é mal, do que é justo e injusto, do perverso e do reto, do sensato e do insensato.

APLICAÇÃO: Farei uma lista hoje de tudo que preciso tomar decisão e estarei atento, pois provérbios nos dará a capacidade pedida por Salomão, para ter respostas que precisamos para tomar as decisões necessárias.

DICA DO BISPO: Busque o discernimento bíblico e não pessoais.

Bispo Pedro Luiz

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *