Confiança em Deus, a Base para a Vitória

A igreja neste ano tem um tema específico, que o bispo tem pregado constantemente, qual é o tema?  SANTIDADE. Por conhecer o Bispo, que por acaso é o meu irmão, e conheço bem, sei da sua pureza doutrinária e de seu afinco, que sempre procura dar a vocês uma palavra bíblica e equilibrada.

Hoje quero ter o prazer de compartilhar com os amados uma palavra para somar a todo ensinamento que vocês têm recebido. Quero falar sobre a batalha do grande Eu Sou contra o Pequeno eu. Pra isso vamos abrir nossas bíblias em Provérbios 3:5-6 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (ler estes dois versículos, extraindo alguns princípios que nos ajudarão nesta batalha).

I. TRÍADE DA CONFIANÇA.

A confiança em Deus que Salomão fala aqui, não é uma exortação para você confiar nele, m

as um convite para DEITAR-SE nos seus braços, literalmente largar seu peso, simplesmente porque você confia em tudo no que ele diz em sua Palavra. A ordem é mais postural do que verbal. Uma confiança que não dá espaço para dúvida.     

QUANDO VOCÊ CONFIA, VOCÊ SE RENDE EM TOTAL OBEDIÊNCIA.

Em Provérbios 2:1-2 lemos: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento.

Vers.1

  • Filho meu…” As palavras que serão transmitidas serão: de pai para filho ou rabino para aluno

  • SE ACEITARES as minhas palavras…” (estas palavras eram a LEI que eram faladas e interpretadas diante do filho ou aluno). Aceitar as palavras significava: ouvir as palavras, aprender as palavras e aplicar as palavras.

  • e ESCONDER contigo os meus mandamento…” Os mandamentos deveriam ser guardados na mente e coração como a tesouros valiosíssimos que estão escondidos.

Vers.2

  • “Para fazer atento a sabedoria ao teu ouvido…” ou seja, o bom filho ou aluno, vai ouvir e praticar ( Tg.1.22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” )

  • “e para inclinares o teu coração ao entendimento.” Salomão fala aqui de uma capacidade de ouvir intelectual e volitiva (sentimentos). A compreensão conforme os judeus, nunca era somente ouvir e aprender intelectualmente, pois o homem de Deus precisa viver conforme sua compreensão, pois se assim for ainda não compreendeu. Um aluno ou filho nunca poderia ser um mero teórico. SABER SEM PRATICAR SERIA HIPOCRISIA.

Está é a confiança que temos que ter, confiar no GRANDE EU SOU, mas acabamos dando muitas vezes ouvido ao pequeno eu…

II. CONFIANÇA NO ENTENDIMENTO

Vers.5b

“E não te estribes no teu próprio entendimento.”  ou seja, não olhe (confie) para (em) si mesmo orgulhando-se das suas realizações. A base da sua confiança é olhar para Deus. Ele deve andar pelo caminho de cima e não pelo caminho do seu interior.

Johnson Oatman Jr, que segundo a biblioteca do Congresso dos USA era um americano, pastor metodista de uma igreja local, que viveu entre 1856 a 1922, ele escreveu mais de 5000 músicas evangélicas, e compôs o seguinte verso:

“Estou pressionado pelo caminho para cima, novas alturas obtenho a cada dia. Continuo orando enquanto me dirijo para o alto. Senhor, implanta meus pés em terreno mais elevado”

QUAL O CAMINHO DO INTERIOR?

Muitas pessoas, inclusive cristãos se apóiam no seu interior:

  1. Nas suas próprias idéias ( a minha idéia é…)
  2. Nas suas opiniões, mesmo que rasas ( na minha opinião…)
  3. No seu coração ( eu estou sentindo que…)
  4. No seu achômetro (eu acho que…)

Aí, começa a guerra!

QUEM ESTÁ GANHANDO A GUERRA NA SUA VIDA?

Muito bem, então estamos em guerra, e se você quer vencer, precisa confiar em Deus de todo o coração, quando essa confiança se estabelece…

III. VOCÊ IRÁ RECONHECÊ-LO EM TODOS OS SEUS CAMINHOS

Vers.6a

Deus quer a rendição absoluta em todas as áreas da sua vida. Mas como isso é possível, eu já tentei tanto, mas não consigo viver nessa confiança.

É POSSÍVEL SIM!!! VOCÊ PRECISA RECONHECÊ-LO

  1. TER CONSCIÊNCIA DO QUE FALA (confiança de todo coração)
  2. TER COMUNHÃO COM ELE (tempo com deus)

CONSCIÊNCIA DA PALAVRA + COMUNHÃO COM DEUS (TEMPO COM DEUS) = OBEDECER

Não adianta querer obedecer sem consciência e comunhão com Ele, é impossível! Aqui está o grande segredo da vida cristã. Quem é Deus pra você? Você o conhece? Você desenvolveu e desenvolve intimidade com Ele? Quanto tempo você tira para ouvi-lo dar as instruções? Esta intimidade não depende da igreja, do Bispo, dos Pastores, não depende se o louvor é ruim ou bom, não depende de títulos e cargos, não depende se a igreja é pequena ou grande ou se você é rico ou pobre. Dependo do que?

Queridos, na verdade é você que determina seu grau de intimidade com o ES Segundo Tg. 4.8-10   “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós, lavai suas mãos pecadoras vós de animo dobre (duplo ânimo), purificai os vossos corações… e Ele vos exaltará.”

Muitos cristãos ainda não conseguiram se achegar a Deus com intensidade e isso faz com que seu coração esteja dividido. Tenho certeza que muitos aqui, senão todos querem se achegar a Deus, mas não conseguem porque estão tentando por caminhos errados.

LEMBREM: 

IV. ELE ENDIREITARÁ AS TUAS VEREDAS

Vers.6b

Deus não é uma opção na escola de vida, Ele é o currículo inteiro. Você precisa manter os olhos em Deus. VOCÊ COMEÇA, CONTINUA E TERMINA CADA OBRA COM DEUS, INTENSAMENTE PEDINDO SUA ORIENTAÇÃO. Deus dá ordem para marchar e para parar. Ele dirige  questões temporais e eternas.

 CONCLUSÃO

  1. Leia o livro Intimidade com o Todo poderoso, de Charles Swindoll. Queremos ajudá-lo a se aproximar de Deus, por isso vamos dar algumas ferramentas para você.
  2. Quando você for ao culto leve um caderno e uma caneta, ou tablete para anotar tudo sobre o sermão que foi pregado para que você possa praticar o sermão que foi pregado.

Bispo Pedro Luiz

Deixe seu comentário, queremos saber se está palavra falou com você! Deus te abençoe!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *