O Enterro da Miséria

“Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz.”Isaías 1:19 

A miséria nas nossas vidas é causada pela desobediência que gera o pecado.

Meus pais tinham um cantinho em Boracéia onde eles moram, que eu chamava de canto do exu (da bagunça), porque neste cantinho eles guardavam coisas velhas que já na prestavam para nada, mais continuavam acumulando a quinquilharias. Até que um dia eu fui até a casa deles e eles deram fim a maioria daquelas coisas. Eu creio que Deus tem para nos dar os melhores frutos da terra como diz Is.1.19 “Se vocês estiverem dispostos a obedecer comerão os melhores frutos desta terra.”

A MISÉRIA SERÁ ENTERRADA POR UMA OBEDIÊNCIA RESIGNADA

A miséria nas nossas vidas é causada pela desobediência que gera o pecado, é o que o texto nos deixa claro, para nos libertar da vida de miséria precisamos confessar os pecados e obedecer a Deus.

1. MISERÁVEIS IGNORANTES

A Palavra de Deus em Efésios 2:1  – “Ele nos deu vida estando nós mortos nos vossos delitos e pecados”. 

Quando não conhecíamos a Deus estávamos totalmente mortos e enterrados na miserabilidade dos nossos pecados. Não conhecíamos a graça de Deus, o seu amor e salvação. Andávamos perdidos e desorientados procurando algo que fizesse sentido, vivíamos uma ignorância generalizada. Neste estado caótico, alguns até acham que estão bem, e estão bem, só que bem mal.

Longe de Deus e cegado pelo diabo vagueiam dia após dia sem direção e sentido na vida, não sabem da onde vieram, onde estão e muito menos para onde vão. Em um dado momento ouvimos falar de Cristo e seu plano salvador, nos convertemos e começamos a tomar consciência do nosso estado, nos tornamos miseráveis conscientes.

2. MISERÁVEIS CONSCIENTES

Entre os miseráveis conscientes temos dois grupos, os obedientes e o desobedientes.

A. OBEDIENTES:

Este grupo entra um processo de descoberta, que creio leva a vida toda. Não conseguimos ter noção da nossa miséria nos primeiros meses e anos de vida cristã, porém com o passar do tempo vamos entrando no processo de diminuição até entendermos melhor e extensão da nossa miséria. Quebrantados, Deus se achega e nos consola e levanta. A pergunta é será que estamos neste processo de diminuição?

Quando falo em diminuir lembro de João Batista em João 3:30 “Eu quero que Ele cresça e eu diminua.” O próprio apostolo Paulo que nos dá exemplo deste processo de diminuição: I Coríntios 15:9 Paulo diz “…eu o menor de todos os apóstolos…”. Depois diz em Efésios 3:8 “…eu o menor de todos os santos…” E no final do seu processo de diminuição diz em 1 Timóteo 1:15 “…eu o maior dos pecadores…”. Este processo de diminuição nos leva a um quebrantamento e obediência rumo ao enterro da miséria em nossas vidas.

B. DESOBEDIENTES:

Faz parte deste grupo aqueles que conhecem a Cristo, porém são independentes dEle, continuam vivendo suas vidas como desejam, sem se importar com a vontade de Deus relegando seus mandamentos. Não há espaço para o quebrantamento na vida destas pessoas. Seu cristianismo é uma mera obrigação religiosa de ir a igreja, dizimar, participar de alguns programas, porém suas prioridades continuam sendo seus desejos e não a vontade de Deus. Reconhecem sua miséria espiritual, a necessidade da obediência aos mandamentos, porém vivem uma vida como qualquer incrédulo.

3. MISERÁVEIS ETERNOS

São aqueles que não sabem o estado espiritual que vivem, não conhecem verdadeiramente a Jesus Cristo e são dominados pelo sistema, estão indo rumo a destruição eterna. Muitos deles tem dinheiro e bens, porém não tem a salvação eterna, não tem paz e descanso, pois não obedecem e não estão dispostos a obedecer a Deus e a sua Palavra, são rebeldes e muitos até zombadores. Para estes a vida é uma miséria e a morte uma miséria eterna. Até aqui avaliamos os miseráveis conscientes, que se dividem em dois, os obedientes e os desobedientes e os miseráveis eternos.

VAMOS ENTERRAR A MISÉRIA DEFINITIVAMENTE

Todo mundo se encaixa num destes três grupos, qual deles é o seu?

Primeiro os miseráveis conscientes e obedientes, que são aqueles que estão num processo de diminuição, quebrantamento, confissão e obediência aos mandamentos de Deus. Mantendo-se nesta dinâmica dia a dia estão enterrando a miséria em suas vidas, estes comerão o melhor da terra, ou seja, o melhor que Deus tem para eles.

O segundo grupo são os miseráveis conscientes e desobedientes. Estes são aqueles que a pesar de saber a verdade não se amoldam a ela, continuam vivendo independentes de Deus, na verdade Jesus não é o Senhor de suas vidas.

Quero convidá-los a se arrependerem do estilo de vida que levam, se quiserem comer o melhor da terra. A partir de hoje você colocará sua vida nas mãos do Senhor e procurará obedece-lo em tudo, reconhecendo sua total dependência dele.

O terceiro grupo, que são os miseráveis eternos, precisa se converter ao Senhor Jesus verdadeiramente, para iniciar um processo de saída da miséria para uma vida farta e uma eternidade com Deus.

 

Aplicação

  1. Quais as áreas da sua vida em que você está agindo como um miserável por estar desobedecendo?

  2. O que você vai fazer de prático, para ajustar seus procedimentos?

  3. Coloque num papel suas misérias e vamos fazer um enterro simbólico.

A MISÉRIA SERÁ ENTERRADA POR UMA OBEDIÊNCIA RESIGNADA

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *